Pós-graduação em Adolescência e Juventude no Mundo Contemporâneo

A especialização “JUVENTUDE NO MUNDO CONTEMPORÂNEO” é uma iniciativa da Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, sob coordenação da Casa da Juventude Pe. Burnier (CAJU), em convênio com a Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia - FAJE, de Belo Horizonte - MG.


O curso surge das demandas e desafios que emergem na prática cotidiana com os/as jovens nas atividades educativas formais e não formais. Assim, a idealização da especialização aconteceu sobre as considerações da realidade do universo juvenil, já que este público exige competências conceituais e metodológicas que assegurem conhecimentos sobre suas dimensões sociais, culturais, econômicas e políticas. Este projeto considera a cultura juvenil e o/a jovem como protagonista social, busca novos referenciais para a garantia de direitos e a construção de “Um outro mundo possível”.


O programa tem como objetivo possibilitar a capacitação de educadores/as de adolescentes e jovens através do estudo pessoal ou em grupo e apoio para acesso a formação acadêmica nas questões de políticas públicas, práticas sociais, pastorais e metodológicas junto a formadores/as, educadores/as e profissionais de diversas áreas.


O corpo docente tem sido organizado com profissionais de referencial no estudo, pesquisa, reflexão, produção, militância e atuação junto aos/às adolescentes jovens, sendo atualmente, um especialista, oito mestres e três doutores. O conteúdo está organizado na perspectiva da juventude do seguinte modo:


1. Juventude e contemporaneidade 30H

2. Sociologia da juventude / 28H

3. História da Juventude na América Latina / 20H

4. Psicologia da adolescência e juventude / 28H

5. Metodologia da investigação científica / 30H

6. Juventude e religião / 20H

7. Políticas públicas para a juventude / 28H

8. Saúde do adolescente e da juventude / 30H

9. Comunicação e linguagem / 30H

10. Metodologia do trabalho com jovens / 30H

11. Pesquisa etnográfica / 16H

12. O/a educador/a de jovens / 20H

13. Gênero e etnia / 30H

14. Instituições e formação de adolescentes e jovens / 30H

15. Socialização de monografia / 20H


Total: 413H


As finalidades do curso são: aprofundar o conhecimento teórico, prático e científico da juventude contemporânea; possibilitar debates e reflexões das praticas metodológicas e das políticas públicas, capacitando profissionais para promoção de estratégias de atuação junto aos/às jovens; desenvolver estudos e pesquisas sobre Juventude em vista de produção científica a cerca da temática juvenil.


Estamos em atividade com a 6ª turma deste projeto, cujas disciplinas estão assim organizadas: Módulo I - 07 a 30 de janeiro de 2010, Módulo II - 05 a 24 de julho de 2010 e Módulo III - 10 a 29 de janeiro de 2011.


Débora da Costa Barros

Secretária


Lourival Rodrigues da Silva

Coordenador

 

Contato: posjuventude@casadajuventude.org.br