Carta do CNLB aos/às jovens

postado em 25 de jan de 2010 02:28 por Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   [ atualizado em 25 de jan de 2010 02:31 por Anchietanum - Centro de Juventude ]

Mariápolis, de 4 a 6 de Dezembro de 2009.


Aos jovens e as jovens reunidos no Seminário Nacional sobre

30 anos de Puebla – De Puebla a Aparecida:

Como a Igreja está acolhendo os jovens?”


Com agradecimento, fé, esperança e compromisso, no amor, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, através da Comissão Nacional para a Juventude e o CNLB Regional Sul I, dirige-se aos jovens e as jovens que, nos dias frios de Mariápolis, aqueceram novamente nossa Igreja, como todo o seu calor.

Agradecimento por nos permitir fazer parte desta bela, significativa e animadora, desafiante e ousada caminhada da juventude de nosso Brasil. Agradecimento aos tantos e tantas jovens que, impulsionados pelo amor, que vem de Jesus Cristo, lutam constantemente para a edificação de uma sociedade onde todos tenham vida plenamente, sinal do Reino de Deus. Agradecimento por ajudar a aquecer os corações do povo de Deus presente nesta Igreja e fortalecer assim a caminhada deste povo. Obrigado por chegarem aos corações, com tanto calor característico da juventude. De fato, vocês são sal e luz!

Dizemos, também, uma palavra de esperança na fé. Esperança que brota de nosso coração ao ver o calor da juventude aquecendo a Igreja de Jesus Cristo, tornando claro e revelando o amor de Deus. Esperança ao ver tantos leigos e leigas, religiosos e religiosas, bispos, padres, diáconos e leigos consagrados motivados e ousados para a evangelização da juventude, evidenciando em cada canto deste nosso país a opção pelos jovens, que é a opção pelo novo, que é o próprio Jesus.

A realidade, inundada por esperança, motiva-nos ao compromisso, enquanto CNLB. Em comunhão com os organismos, as pastorais e os movimentos da Juventude, comprometemo-nos a motivar os Conselhos de Leigos, nos diferentes níveis (diocesano, regional e nacional), e, através deles, as pastorais, associações e movimentos filiados ao CNLB para uma ação afetiva e efetiva em direção aos jovens e as jovens.

Parabenizamos, assim, os jovens e as jovens, os assessores e as assessoras da juventude, a CNBB e o CELAM. Vocês, de fato, são, no meio da juventude, portadores da esperança.

Que bonita união aqui esses dias, fruto do amor, que é o próprio Deus, que nos impulsiona, motiva e nos leva a proclamar, por meio da juventude, a civilização do amor: tarefa, esperança e utopia.

Coragem! Não tenhamos medo! Vamos juntos nessa.


Em comunhão de preces, fraternalmente,


p/ Alex de Souza Rossi

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul I


p/ Maria José dos Santos, Mauro Xavier, Mauro Rodrigues

Comissão Nacional para a Juventude - CNLB

Comments