Notícias

Acompanhe aqui as notícias mais recentes sobre os desdobramentos do Seminário dos 30 anos de Puebla e da opção pela juventude.

Carta do CNLB aos/às jovens

postado em 25 de jan de 2010 02:28 por Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   [ atualizado em 25 de jan de 2010 02:31 por Anchietanum - Centro de Juventude ]

Mariápolis, de 4 a 6 de Dezembro de 2009.


Aos jovens e as jovens reunidos no Seminário Nacional sobre

30 anos de Puebla – De Puebla a Aparecida:

Como a Igreja está acolhendo os jovens?”


Com agradecimento, fé, esperança e compromisso, no amor, o Conselho Nacional do Laicato do Brasil, através da Comissão Nacional para a Juventude e o CNLB Regional Sul I, dirige-se aos jovens e as jovens que, nos dias frios de Mariápolis, aqueceram novamente nossa Igreja, como todo o seu calor.

Agradecimento por nos permitir fazer parte desta bela, significativa e animadora, desafiante e ousada caminhada da juventude de nosso Brasil. Agradecimento aos tantos e tantas jovens que, impulsionados pelo amor, que vem de Jesus Cristo, lutam constantemente para a edificação de uma sociedade onde todos tenham vida plenamente, sinal do Reino de Deus. Agradecimento por ajudar a aquecer os corações do povo de Deus presente nesta Igreja e fortalecer assim a caminhada deste povo. Obrigado por chegarem aos corações, com tanto calor característico da juventude. De fato, vocês são sal e luz!

Dizemos, também, uma palavra de esperança na fé. Esperança que brota de nosso coração ao ver o calor da juventude aquecendo a Igreja de Jesus Cristo, tornando claro e revelando o amor de Deus. Esperança ao ver tantos leigos e leigas, religiosos e religiosas, bispos, padres, diáconos e leigos consagrados motivados e ousados para a evangelização da juventude, evidenciando em cada canto deste nosso país a opção pelos jovens, que é a opção pelo novo, que é o próprio Jesus.

A realidade, inundada por esperança, motiva-nos ao compromisso, enquanto CNLB. Em comunhão com os organismos, as pastorais e os movimentos da Juventude, comprometemo-nos a motivar os Conselhos de Leigos, nos diferentes níveis (diocesano, regional e nacional), e, através deles, as pastorais, associações e movimentos filiados ao CNLB para uma ação afetiva e efetiva em direção aos jovens e as jovens.

Parabenizamos, assim, os jovens e as jovens, os assessores e as assessoras da juventude, a CNBB e o CELAM. Vocês, de fato, são, no meio da juventude, portadores da esperança.

Que bonita união aqui esses dias, fruto do amor, que é o próprio Deus, que nos impulsiona, motiva e nos leva a proclamar, por meio da juventude, a civilização do amor: tarefa, esperança e utopia.

Coragem! Não tenhamos medo! Vamos juntos nessa.


Em comunhão de preces, fraternalmente,


p/ Alex de Souza Rossi

Conselho Nacional do Laicato do Brasil – Regional Sul I


p/ Maria José dos Santos, Mauro Xavier, Mauro Rodrigues

Comissão Nacional para a Juventude - CNLB

Sonhos e compromissos para outros 30 anos

postado em 20 de jan de 2010 11:51 por Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   [ atualizado em 20 de jan de 2010 11:51 por Anchietanum - Centro de Juventude ]

O terceiro dia do Seminário Nacional sobre os 30 anos de Puebla, retomando os clamores da juventude e a memória do caminho percorrido, aponta sonhos e compromissos para outros tempos. Na mesa, que reuniu Dom Mariano Parra (rbispo responsável pela seção juventude do CELAM), Padre Augusto (Secretário Executivo da Seção Família, vida e Juventude do CELAM), Felipe Freitas (Campanha Nacional Contra o Extermínio de Jovens) e Carmem Lúcia (Casa da Juventude de Goiânia), foi apresentado o caminho de revitalização da evangelização juvenil na América Latina, inspirado na grande missão continental convocada desde Aparecida. Em 2010, ano do III Congresso Latino Americano de Jovens, é tempo de um movimento profundo de discernimento da revitalização da atuação junto aos/às jovens na Igreja na América Latina. Tempo para discernir a ação pastoral da Igreja, no Brasil: como vamos cuidar da vida da juventude?

Ainda no terceiro dia, as Pastorais da Juventude apresentaram a Campanha Nacional contra a violência e o extermínio de jovens, provocando os/as participantes a pensarem: como vamos defender essa vida, caminho de discipulado e missão, que está sendo morta?

Padre Carlos Sávio Ribeiro, Padre Wander Torres Costa (assessores do Setor Juventude) e Dom Eduardo Pinheiro (bispo responsável) apresentaram os compromissos, sonhos e desafios para a ação do Setor Juventude da CNBB.

Os compromissos para outros trinta anos foram reafirmados, assumidos e celebrados no encerramento do Seminário.

Por Vanessa Correia

Escuta dos/as jovens e memória do caminho

postado em 20 de jan de 2010 11:50 por Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   [ atualizado em 20 de jan de 2010 11:50 por Anchietanum - Centro de Juventude ]

Com a escuta dos/as jovens se iniciou o segundo dia do Seminário Nacional sobre os 30 anos da Conferência de Puebla, que se realiza em São Paulo, no município de Vargem Grande Paulista. Com o tema “A juventude por ela mesma”, jovens de diferentes pastorais, movimentos e grupos eclesiais partilharam, a partir de suas experiências pessoais e grupais de inserção eclesial, sua percepção sobre a acolhida que a Igreja tem dado ao/à jovem. “Foi um momento de muita, coração aberto, porém há resistência da Igreja em acolher esses clamores da juventude”, diz Angêla (PI).

Na parte da tarde, foi feita um grande movimento de memória do caminho de 30 anos da opção pelos/as jovens, na Conferência de Puebla. Dom Mariano Parra (bispo referencial da Seção Juventude do CELAM), Hildete Emanuele (Secretária Nacional da Pastoral da Juventude) e Fernando Altimeyer (teólogo e professor da PUC) ajudaram o grupo a fazer memória dos compromissos assumidos nesses tempo e também dos conflitos e contradições que marcam a opção pelos jovens na Igreja na América Latina.

Ainda para ajudar a retomar o caminho das opções de Puebla, Hilério Dick, Jorge Boran e Dom Eduardo Pinheiro fizeram uma memória testemunhal, em tendas separadas, retomando os compromissos pessoais e institucionais que foram assumindo desde o Setor Juventude da CNBB e outros espaços em que se inseriram por causa do serviço com a juventude. “O presente é passado e futuro. Não somos sem memória. Não somos sem passado. Por isso, a Bíblia é memória”, enfatizou Hilário Dick. “Não foi saudosismo, mas olhar para o caminho percorrido junto com as juventudes deste continente. Olhar para esta história me dá muita esperança de que algo novo esteja acontecendo e que essa nova primavera possa se realizar”. Partilhou Ir. Elena Conforto que representou a CRB Nacional.

A Vigília da memória martirial e a noite das culturas esquecidas motivaram o fechamento do dia da memória.

Por Vanessa Correia

Abertura do Seminário Nacional sobre os 30 anos de Puebla

postado em 20 de jan de 2010 11:48 por Administração Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude   [ atualizado em 20 de jan de 2010 11:48 por Anchietanum - Centro de Juventude ]

Fazendo memória dos rostos dos/as jovens da América Latina, os mais de duzentos participantes, vindos de todas as regiões do país, deram início ao Seminário Nacional sobre os 30 anos de Puebla, em São Paulo, no município de Vargem Grande Paulista.

O Seminário é uma realização do Setor Juventude da CNBB, em parceria com a Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude, e tem como objetivo reafirmar o compromisso com a evangelização da juventude nesses 30 anos da Conferência de Puebla, para atualizar a proposta em sintonia com a Conferência de Aparecida na perspectiva da opção pelos/as jovens e pobres, a partir da escuta dos/as jovens.

Dom Eduardo Pinheiro abriu o Seminário motivando os/as participantes para serem eternos apaixonados/as pela juventude. Pe. Sávio, assessor nacional do Setor Juventude da CNBB, ajudou o grupo a entrar no caminho do Seminário a partir da afirmação dos seguintes verbos: escutar, retomar, projetar e revitalizar.

Estão presentes no Seminário, Dom Mariano Parra (Bispo responsável pela Seção juventude no CELAM) e Pe. Augusto (Secretário Executivo da Seção vida, família e juventude do CELAM). Os dois manifestaram a alegria e a gratidão em estar presente no caminho da evangelização da juventude na América Latina. Eles serão assessores em duas mesas, durante a atividade.

O Seminário acontece até domingo, 06/12.

Por Luis Duarte e Vanessa Correia

1-4 of 4