Carta Convocatória

Belo Horizonte, 03 de agosto de 2010.

“Há de se cuidar do broto pra que a vida nos dê flor e frutos”...

Estimados/as amigos/as da Rede Brasileira, paz e alegria!

Antes de tudo, queremos agradecer a Deus pelas nossas vidas, doadas a serviço das juventudes. De forma gratuita, nos alegremos com Jesus, por chamar-nos a colaborar com a construção do Reino. Que neste mês vocacional, renovemos o nosso desejo de continuar gastando a nossa vida no seguimento de Jesus em favor dos jovens.

É com muita alegria que nos dirigimos a vocês! Esperamos que todos/as estejam animados e motivados para participarem do XII Encontro da Rede Brasileira de Centros e Institutos. Desde o inicio do ano, que estabelecemos o contato com os Centros e Institutos para construirmos um processo participativo envolvendo todos/as na construção do Encontro. A cada etapa enviada, o retorno dos Centros e Institutos era cada vez menor. Mesmo assim, continuamos o processo e a partir das sugestões que foram chegando, sistematizamos e montamos a proposta do encontro, a saber:

DATA: 12 (almoço) a 16 (almoço) de setembro de 2010.

TEMA: Centros e Institutos partilhando vida, construindo história.

LEMA: “Há de se cuidar do broto, pra que a vida nos dê flor e frutos”.

Iluminação Bíblica: “Jesus se aproximou e começou a caminhar com eles”. (Lc. 24, 15b)

Coordenação: IPJ- LESTE II

Assessoria: Lourival Rodrigues e Raquel Pulita

LOCAL: Centro de Espiritualidade Padre Arturo – São Leopoldo-RS (sede da Trilha Cidadã)


Objetivo Geral: Retomar a caminhada dos Centros e Institutos refletindo a missão de cada centro potencializando os projetos partilhados.

Objetivos específicos:

1. Resgatar a memória da caminhada da rede brasileira e o seu propósito;

2. Aprofundar os projetos comuns vivenciados pelos centros e Institutos;

3. Analisar a realidade juvenil e eclesial percebendo os centros nesse contexto;

4. Partilhar a sustentabilidade dos Centros e Institutos;

5. Discutir a viabilidade da Rede e a sua sustentabilidade;

 

Olhando o relatório do último encontro e as sugestões que foram aparecendo ao longo do processo de preparação, a proposta é que o encontro garanta um espaço significativo para refletirmos o papel da Rede diante das realidades juvenis no contexto atual e a nossa missão junto aos jovens, não esquecendo o processo de revitalização da PJ Latino-america. Outro assunto de grande relevância é a organização e sustentabilidade dos centros e institutos e o fortalecimento da Rede, sobretudo no tocante aos projetos comuns. De que forma poderemos contribuir com os Institutos e Centros que passam por dificuldades? Convidamos para contribuir na assessoria do Encontro, Lourival Rodrigues (CAJU) e Raquel Pulita (CMJs- Maristas), amantes das juventudes e companheiro/a de caminhada que nos ajudaram a apontar caminhos... Em anexo, segue a ficha de Inscrição e o cronograma do Encontro, a proposta foi construída a partir das sugestões dos centros, foi encaminhada para Raquel e Lourival,

onde sinalizaram que a proposta era boa e poderíamos seguir o caminho. Mesmo assim, apresentamos a cada um/a e acolhemos as sugestões e ou críticas a respeito da mesma. Caso haja alguma contribuição que seja enviada até o dia 15 de agosto, data final para o envio das inscrições.

SOBRE O LOCAL DO ENCONTRO: O Encontro será realizado no Centro de Espiritualidade Padre Arturo-CEPA (Sede da Trilha Cidadã) – Rua Rio Paraguassu, 220- Bairro Arroio Manteiga – São Leopoldo. O local está sendo organizado para nos acolher desde maio. O espaço é simples e acolhedor, um belo jardim nos receberá. Informamos que o CEPA está situado em um bairro simples e popular para não termos surpresas na hora da chegada. Sabemos das dificuldades que o IPJ-RS, vem enfrentando nesses últimos anos e não dispõe de projetos para custear e assumir todas as despesas do encontro. Dessa forma, faremos uma grande partilha.

HOSPEDAGEM E CHEGADA: O CEPA e o IPJ assumirão boa parte das despesas. Pedimos uma colaboração de cada participante para os cinco dias de encontro de R$ 60,00 a ser pago ao CEPA. Terá uma Kombi disponível para buscar os participantes no aeroporto de Porto Alegre no dia 12/09, por isso, necessitamos que informe na ficha de inscrição os horários de chegada e saída e os números dos respectivos vôos. Queremos iniciar o nosso encontro às 15 horas, portanto pedimos aos participantes que cheguem pela manhã do dia 12/09.

PASSEIO (Gramado e Canela): No dia 14 está previsto o nosso passeio. O ônibus será assumido pelo IPJ, pedimos que junto à ficha de inscrição, enviem o número da Identidade e órgão expedidor para a empresa que nos conduzirá até a Serra Gaúcha. As despesas com as refeições no passeio ficam por conta de cada participante. O café colonial/almoço/jantar, fica em torno de R$ 35,00 por pessoa.

CELEBRAÇÃO DO IPJ-RS: No dia 13, após o jantar, participaremos de uma Celebração em Canoas em comemoração aos 30 anos do IPJ.

VAGAS: 02 para cada Centro/Instituto que faz parte da Rede Brasileira. Os demais Centros/Institutos convidados terão direito a 01 vaga.

CONVIDADOS: Bispo do Setor Juventude da CNBB;

Assessor Nacional do Setor Juventude;

Secretários/as das Pastorais da Juventude;

Assessor das Juventudes – CRB Nacional;

Bispo do Setor Juventude – SUL 3;

Assessor das Juventudes do Sul 3;

Instituto de Juventude do Ceará;

Casa da Juventude do Paraná;

Centro Popular da Juventude de Brasília;

Pós em Juventude – UCB;

DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS: Gostaríamos de recordar que no Encontro da Rede latino-americana em 2009, o grupo se reuniu e distribuiu os materiais para o encontro. Precisamos saber se podemos contar com esse material. 1. Camisas: CMJ Natal – Ir. James; 2. Pastas, canetas e bloquinhos: CCJ; 3. Livros de Canto: CAJU; Precisamos montar as equipes de trabalho, faremos isso antes do encontro ou já indicamos as pessoas/centros para assumirem? (Liturgia – Sugerimos que a Liturgia seja pensada com antecedência a partir da proposta do Encontro, que tal um Centro/Instituto assumir? Secretaria; Coordenação dos dias; Animação/Festa);

FESTA/CONVIVÊNCIA: Pedimos que os Centros/Institutos levem comidas ou bebidas típicas de sua região para a noite de festa e convivência; caso alguém queira apresentar uma música, poesia ou dança, será muito bem vindo. Se puderem trazer alguns brindes ou lembranças para sorteio, ficaremos gratos.

Desde já, coloquemo-nos em atitude de “Vigília” preparando os nossos corações para este significativo momento para a vida e caminhada dos Centros e Institutos que cuidam e animam as juventudes de norte a sul do nosso imenso país. Quaisquer dúvida ou informações, entrar em contato com a coordenação do encontro por email ou telefone. Dentro de alguns dias mandaremos as orientações para a partilha dos Centros/Institutos. Na alegria de encontrá-los/as em breve, despedimo-nos, pedindo as bênçãos da Mãe Aparecida, sobre todos/as nós.

Fraternalmente,

Ir. Leonardo Borba e Ir. Maria Lúcia Araújo

Coordenação do Encontro – IPJ LESTE II


EM ANEXO A PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO

Ċ
Anchietanum - Centro de Juventude,
4 de ago de 2010 10:57
Comments